Menu

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Encontro 03/04 - "Ser Capaz" - Renan

E ai gente! Firmes na paçoca aeee?! :D

Boom, antes de mais nada, desculpas pelo atraso na postagem! Mas vamos lá! \o/

No domingo, dia 03, nos inspiramos no Dia Mundial do Autismo (02/04) para debater sobre um tema muito importante: o preconceito contra os deficientes em geral. E numa breve partilha com nossas experiências do dia-a-dia, pudemos ver como isso se faz presente em nossos dias.
Estamos no século XXI, vivendo em um país que se orgulha por ser a sede da próxima Copa do Mundo e das Olimpíadas de 2016, de seu carnaval, de suas belezas naturais. Ainda sim, é comum observar ao nosso redor a falta de respeito para com estes nossos irmãos. Seja na rua, no ônibus, no trem, suas condições e dificuldades parecem ser insuficientes para que a solidariedade chegue ao coração de cada um.
Mas, ser solidário a alguém devido a uma deficiência não pode soar como preconceito? De fato, assim como ser deficiente é totalmente diferente de ser incapaz, ter solidariedade é diferente de ter dó - são coisas totalmente distintas. Ela consiste em saber respeitar as diferenças e ajudar o próximo naquilo que dificuldade sua vida. O problema é que nem todos são capazes de se colocar no lugar de alguém que convive com uma deficiência, de imaginar suas dificuldades e, por isso, são totalmente alheios e insensíveis diante destas situações.
Além de serem filhos de Deus como nós, todos são muito vitoriosos. As tribulações que surgiram em suas vidas podem limitá-los até um certo ponto, mas não são motivos para que desistam de viverem como qualquer um de nós. E é exatamente aí em que paramos para refletir: como nós, que nos julgamos tão capazes por não termos alguma deficiência, podemos reclamar e nos queixar diante das pequenas dificuldades que aparecem em nossa vida? Como podemos, às vezes, desistir tão fácil? Por isso, devemos nos inspirar nestes irmãos, que batalham tanto para viver o dom da vida - devemos nos inspirar nestes que, apesar de por vezes chorarem, não desistem de viver! Para completar este momento de reflexão, ouvimos este grande sucesso do Rosa de Saron - Muitos Choram:


O que podemos fazer, como jovens de Cristo? Muitas coisas! Basta agir de coração aberto, cheio do Espírito Santo. Não é preciso fazer nada fora da sua realidade - pequenos gestos (como dar o seu lugar a alguém que precisa nos meios de transporte (isso vale para todos - deficientes, idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo, obesos), respeitar e tratar um irmão deficiente como uma pessoa normal, sorrir...!) já mudam muita coisa, e não exigem algo extraordinário de nós. Cada um, individualmente, pode não ser capaz de mudar toda a situação do mundo - mas as nossas ações podem refletir em outros, que refletirão para outros. Se cada um fizer sua parte, podemos mudar o mundo - basta abrirmos nosso coração para Deus! Lembre-se: "DEUS NÃO ESCOLHE OS CAPACITADOS, MAS CAPACITA OS ESCOLHIDOS!".

Bom, é isso aí galera!

Abraços! E fiquem com Deus!

Nenhum comentário: